sábado, 9 de junho de 2012

Socialcam: a pegadinha do Facebook

Muito cuidado na hora de permitir o acesso a aplicativos no Facebook. A cada hora surge um novo tipo de golpe. Você já deve ter lido em sua linha do tempo um aviso sobre um amigo que assistiu um video disponibilizado pelo “Socialcam”. Normalmente são chamadas apelativas, como a da foto abaixo que promete mostrar  a jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Bom Dia Brasil da TV Globo, “com os peitões pra fora do sutiã“.




Na verdade, o vídeo mostra apenas algumas imagens editadas da apresentadora no trabalho. Nada de“peitões pra fora”! Mas, pra ter acesso aos vídeos, é preciso aceitar a seguinte permissão:

“Esse aplicativo pode publicar em seu nome, incluindo vídeos que você assistiu, movies you recorded etc”.

Por causa da curiosidade, muita gente clica em “ok. assista ao vídeo”, fazendo com que o aplicativo passe a publicar automaticamente mensagens na linha do tempo. E isso não é o pior: o aplicativo também tem acesso aos dados básicos do usuário, incluindo o endereço de email usado no perfil doFacebook.

Socialcam ficou mundialmente conhecido como uma ferramenta para gravar e compartilhar vídeos em diferentes redes sociais. O problema é que para aumentar o número de inscrições no aplicativo, são criadas as ”falsas” chamadas.
Basta olhar as publicações no Facebook para encontrar amigos que aceitaram o aplicativo para ver a suposta captura de uma cobra gigante, o jovem que mudou de vida e conseguiu um corpo perfeito e até o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, passando mal. Uma enganação sem tamanho!!!
Por isso, tome cuidado antes de permitir o uso de aplicativos do gênero. E, se você já instalou um destes apps em seu Facebook, aprenda a removê-lo com o nosso tutorial.

0 comentários:

Postar um comentário