sábado, 2 de junho de 2012

Vírus nas redes sociais


De "descubra quem te segue" no Facebook até fotos falsas de Osama Bin Laden por toda a internet, as mídias sociais viraram um paraíso para cibercriminosos


Cibercriminosos costumam ficar de olhos nas notícias: um aumento de interesse em determinado assunto é um prato cheio para espalhar pela rede programas maliciosos, os malwares. Por exemplo: levou poucas horas após o anúncio da morte de Osama Bin Laden, na madrugada de segunda-feira (2), para a internet encher de links prometendo fotos e vídeos do terrorista. Todos falsos claro: quando clicados, esses links levam a pessoa para um site em que seus dados, inclusive a senha, podem ser roubados, ou em que um vírus é baixado para o computador. Tradicionalmente, esse tipo de ataque era feito através de emails, mas há um tempo já a atenção dos ladrões da web se voltou para as redes sociais.


De acordo com levantamento da BitDefender publicado no fim de 2010, cerca de 20% dos usuários o Facebook tiveram links maliciosos postados no seu mural. Todo mundo que usa o site vê alguns desses, na forma de spams irritantes: o “descubra quem está visitando seu perfil” teve duas encarnações nos últimos meses, primeiro como uma app que postava automaticamente uma lista na seu mural, depois como uma outra que criava uma imagem e ficava adicionando marcadores dos seus amigos. Cibercriminosos aproveitam a relação de confiança entre contatos de uma rede social. Links com programas para roubar senhas podem estar escondidos no Twitter e no Facebook atrás de encurtadores de URL, como o bit.ly.

Confira algumas dicas para se proteger:


Desconfie de links
Não é só porque veio de um amigo que é seguro: programas maliciosos costumam enviar tweets ou postar links para infectar mais pessoas. Cuidado com os encurtadores, como migre.me e o bit.ly, mesmo que as empresas monitorem os links em busca de malwares, eles não são 100% seguros. Cuidar para não clicar em armadilhas dos cibercriminosos é a principal defesa contra eles.

Cuidado com aplicativosNo Facebook, não dê acesso ao seu mural ou dados para aplicativos desconhecidos ou que não parecerem confiáveis. Na dúvida, bloqueia a app. Se autorizou um aplicativo malicioso, lembre de removê-lo do seu perfil, não basta apenas fechar a página.
Atualize seu browser
O Internet Explorer e o Firefox são os navegadores mais atacados. O IE não faz atualizações de segurança automaticamente. O Firefox, mas é bom sempre ter certeza de estar usando a versão mais recente. Um recurso do Chrome impede plugins hackeados de infectarem todo o computador.

Instale e atualiza programas de segurança
Antivírus e antispyware são programas obrigatórios em qualquer computador. Se não quer gastar dinheiro, há várias opções gratuitas. Mantenha esses softwares sempre atualizados. Não acredite estar seguro porque usa um Mac - também é preciso antivírus para os computadores da Apple.



0 comentários:

Postar um comentário