Uma equipe de cientistas criaram uma memória quântica que permite transferências de dados extremamente rápidos e incrivelmente seguros. Composto por um cristal arrefecido a -270 gruas Celsius, esta tecnologia desenvolvida anteriormente pela mesma consegue para e controlar a luz emitida por um lazer, manipulando os electrões no seu interior.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMlY25IR8aDnpZi2rSPEHnFSvIPu6srsfgbqVXiNd7t5DN8k127XE_OOeWBneubsKluJxx-8dLDHM5Blfl8LIlxwdq8DFKI2nNjaLh97RDGEkLgA_iOhtWLAwiE_6rtk2XBiN-GdGj_nQ/s320/cristal_mem%C3%B3ria_quantica.jpg)
Segundo o Morgan Hedges, investigador da Universidade Nacional da Austrália, “A luz que entra no cristal é retardada ao longo do caminho até parar, onde permanece até que a deixemos caminhar de novo”, disse ainda que “quando nós a deixamos sair, capturamos essencialmente tudo o que quisermos na forma de um holograma tridimensional, com uma precisão até o último fotão” Hedges revelou por fim que “devido à inerente incerteza da mecânica quântica, algumas das informações desta luz serão perdidas no momento em que elas forem medidas, o que nos dá um holograma que só pode ser lido uma vez. A mecânica quântica garante que esta informação possa ser lida somente uma vez, tornando-o perfeito para comunicações seguras.”
A Computação Quântica é um tema que tem vindo a ser cada vez mais frequente, devido às limitações da actual tecnologia. E quando essa questão é colocada, é na Mecânica Quântica que a maioria dos investigadores deposita a sua esperança.
Fonte: inovacaotecnologica.com.br
0 comentários:
Postar um comentário